terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Gincana do Crisma - Grupo 5 Campeão

Os crismandos carinhosamente chamaram a competição de "Gincana do Selo Verde", a ideia era antiga mas o tempo, o calendário e diversas outras atividades não permitiam que fosse realmente implementada, até que a Campanha da Fraternidade 2011 nos deu a oportunidade desejada, era o momento de convidar os jovens crismandos a pensar um pouco em sustentabilidade, mais do que isso, repensar atos e atitudes e aprender a reaproveitar as coisas. O primeiro convite era para o mural da Campanha da Fraternidade, um por turma de Crisma e depois as atividades, diversas que se espalharam pela Paróquia.

Mural e Campanha do Leite - Comunidade Aparecida Oswaldo Cruz





Mural São Paulo Apóstolo


Alguns grupos não se empolgaram, outros acharam que era coisa de criança fazer mural e "juntar latinha", ainda teve grupos como o da Comunidade Bom Jesus dos Passos o qual aprendeu a fazer sabão com óleo reciclado, pagaram as apostilas com esse dinheiro, mas não mandaram nenhuma foto, não registraram nenhum momento e logo não marcaram ponto algum.

Campanha da Revista - Comunidade Sagrada Família

Campanha do óleo - Sagrada Família
Todavia, muito mais foram os pontos positivos principalmente os alcançados pelos grupos da Matriz - uma crismanda recolheu todas as latinhas na sua festa de aniversário, um grupo fotografou a utilização de caixas de leite nos hospitais, aprenderam artesanato com material reciclado, como os belos pufs de garrafa pet da Comunidade Aparecida.

Puffs de Garrafa Pet

Óleo Comunidade São João

Mural da São José

O fato mais marcante

A ação mais marcante da Gincana foi o Brechó que aconteceu em 2 dias e os crismandos puderam "passar a diante" aquilo que não servia mais pra si, mas podia servir para o outro e apesar de ter acontecido em 2 domingos de frio e chuva foram participativos e envolventes. Destaque para as roupas e os puffs( os da foto) num brechó e dos brinquedos que um crismando da Matriz resolveu doar, ele mesmo fez a venda a R$1,00 cada para outras crianças, ele ficou feliz e satisfeito com a alegria gerada.

Placa do Brechó - emprestada da Comunidade



Os vencedores
O grupo 5 era formado pelas 3 turmas da Matriz, mas a turma da D. Marlene e do Sr. Manolo não vestiu essa camisa e os próprios catequistas reconheceram que a vitória era mesmo da turma da Vânia/ Zuleide e Vera e da turma de adultos comandada pela Vilma/ Julvanete.

As duas turmas marcavam por domingo um item e por mês chegavam a marcar de 300 a 400 pontos cada, escreveram pro blog, atualizavam o mural, cutucaram os familiares para separar o lixo, aprenderam a reaproveitar.

Todos os grupos estão de parabéns, o objetivo era plantar uma sementinha Verde no coração de cada um, para que pudéssemos pensar mais no destino que damos ao nosso lixo e as roupas e objetos em bom estado dos quais nos desfazemos.

Parabéns pelo sabão, grupo dos Passos. Adoramos os Puffs e a caixa que recolhia pilhas turma da Aparecida. É possível fazer muitas coisas com papel e revista São José e Sagrada Família. Muito bom os textos pro blog Sagrado Coração - Murais caprichados São João e São Paulo.

Aos campeões tiramos o chapéu, vocês conseguiram fazer de tudo um pouco e são o Grupo mais sustentável deste Crisma 2011/2012 - Vocês são os donos do Selo Verde.



Importante que não tenha sido um momento, que de agora em diante todos possam pensar e repensar atos e atitudes não só no trato com o irmão, mas também com o planeta.

Obrigada por participarem e fizeram a diferença!
O dia de receber o Sacramento está chegando mas o caminho não acaba aqui.

Momentos dos campeões
Detalhe do pessoal da turma de Adultos que gostava de arrumar o material para tirar foto.











Um abraço forte em todos
Rafaela


Pontuação Final: 

Grupo 1
630
Grupo 2
600
Grupo 3
1220
Grupo 4
700
Grupo 5
2370

Nenhum comentário:

Postar um comentário